quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O que é sistema operacional ANDROID - GOOGLE????

Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux[3]. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google.[4] Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android.[5][6] O sistema operativo Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.[7]

Android
Android robot.svg
Captura de tela
Lançado em:
Versão estável:
2.3.1 (Gingerbread) Build: GRH78[1]
Monolítico (Kernel Linuxmodificado)
Apache 2.0 (patches do kernelLinux estão sob a licença GPLv2[2])



História

Em julho de 2005 a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA.[8] No tempo da Google conduzido por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma de telefone móvel baseado em um Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Mais especulações que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis surgiram em Dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal O Google está disposto a entrar no mercado de buscas e aplicações para telefones móveis e trabalha duro para isso. A imprensa reporta rumores de um telefone desenvolvido pelo Google. Actualmente é desenvolvido em parceria com a empresa de Software, Sun corp.
O primeiro telefone comercialmente disponível a correr o sistema operativo Android foi o HTC Dream, lançado a 22 de outubro de2008.[9]
27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pelaHP[10].

Características

Com o lançamento do SDK, características e especificações para o Android são facilmente distribuídas.[11][12]
Handset layouts
A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores, gráficos 2D, bibliotecas gráficas 3D baseadas em OpenGL ESespecificação 2.0 e os layouts mais tradicionais de smartphones,
Armazenamento
É utilizado SQLite para armazenamento de dados,
Conectividade
O Android suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo GSM/EDGEIDENCDMAEV-DOUMTS,LTEBluetooth3GWi-Fi e WiMAX.
Mensagens
Tanto SMS como MMS são formas disponíveis de envio de mensagens.
Navegador
navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
Máquina virtual Dalvik
Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.
Multimédia
O sistema irá suportar formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4H.264MP3, e AAC.
Suporte Adicional de Hardware
O Android é totalmente capaz de fazer uso de câmeras de vídeo, tela sensível ao toqueGPSacelerômetros, e aceleração de gráficos 3D.
Ambiente de desenvolvimento (SDK)
Inclui um emulador, ferramentas para debugging, memória e análise de performance. O IDE Eclipse (atualmente 3.4 ou 3.5) poderá ser utilizado através do plugin Android 

Versões

As diferentes versões de Android têm desde a versão 1.5, nomes de sobremesas ou bolos (em inglês) e seguem uma lógica alfabética:
  • 1.5 : Cupcake (Abril de 2009, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • 1.6 : Donut (Setembro de 2009, com a ultima revisão oficial a maio de 2010)
  • 2.1 : Eclair (Janeiro de 2010, com a última revisão oficial a maio de 2010)
  • 2.2 : FroYo (Frozen Yogourt - Maio de 2010, com a última revisão oficial a julho de 2010)
  • 2.3 : Gingerbread (versão atual lançada a 6 de dezembro de 2010)
  • 3.0 : Honeycomb (Lançada especialmente para Tablets em Janeiro de 2011) [13]
  • Ice Cream[14]

Licenciamento

Com a excepção de breve períodos entre actualizações, o Android está disponível como código aberto desde 21 Outubro de 2008. O Google publicou todo o código sob a licença Apache.

Estatísticas de utilização

Dados obtidos durante duas semanas terminando a 1 de dezembro de 2010 Outros: 0.1% de dispositivos com versões obsoletas[15]
Dados obtidos durante duas semanas terminando a 1 de dezembro de 2010
Plataforma↓
API↓
Distribuição↓
Android 2.2 (Froyo)
8
43.4%
Android 2.1 (Eclair)
7
39.6%
Android 1.6 (Donut)
4
10.6%
Android 1.5 (Cupcake)
3
6.3%
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Android - acesso 10/02/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário