segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Batalha de sistemas móveis: iOS x Android


Confira as armas dos softwares da Apple e da Google para conquistar os mercados de smartphones e tablets


  • Por PC World/EUA
  • 21-02-2011





A guerra entre as plataformas iOS e Android está esquentando. Apenas um dia após a Apple anunciar seu novo serviço de assinaturas direto nos apps, a Google respondeu com um modelo parecido. A gigante de buscas deve lançar em breve seu aguardado serviço de músicas para competir com o iTunes.
As duas companhias estão competindo tão de perto na “arena móvel” que às vezes é até difícil diferenciá-las. E quais são as armas das empresas para atrair o usuário padrão de smartphones? Veja abaixo uma análise sobre os principais recursos dos universos iOS e Android.
Aplicativos de terceiros
A Apple, o Google e a imprensa passaram muito tempo falando sobre quantos aplicativos as duas lojas possuem. A verdade é que cada uma delas atingiu há muito tempo sua massa crítica, que assegura que tenham os apps de terceiros que as pessoas querem, como Dropbox, Evernote, Angry Birds e o Kindle. Existem alguns “buracos”, como a ausência de um app do serviço Netflix para Android, mas cada uma das lojas possui uma quantidade mais que razoável de programas.
O iTunes possui mais de 350 mil aplicativos para iPhone e mais alguns milhares específicos para iPad. Já o Android tem mais de 100 mil apps, segundo a última contagem, no final de 2010, sendo que esse número deve ter crescido significativamente desde então. Um estudo recente da empresa de segurança Lookout descobriu que o Android Market possui uma taxa de crescimento três vezes maior do que a App Store, da Apple.
angrybirds.jpg
Game Angry Birds fez sucesso nas duas plataformas
Música e vídeos
A versão americana da loja de canções do iTunes possui mais de 13 milhões de faixas e domina o mercado de música digital daquele país, com uma participação de cerca de 70%. A Google ainda não entrou no mercado de músicas digitais, mas a gigante de buscas tem falado sobre um serviço de músicas baseado na nuvem para Android há cerca de um ano. Durante o evento MWC 2011, em Barcelona, o CEO da Motorola Mobility, Sanjay Jha, disse que o serviço de música da gigante de buscas será lançado em breve. O Google e a Motorola possuem uma relação próxima quanto a produtos Android, como é o caso do primeiro tablet baseado na nova versão do sistema, o Motorola Xoom.
Quanto a vídeos, a Apple mais uma vez tem uma ampla seleção de filmes e programas de TV no iTunes, enquanto o Android depende de serviços de terceiros, como a Blockbuster.
Aparelhos móveis
O hardware é de longe o maior diferenciador entre as duas plataformas. A Apple atualmente vende apenas dois modelos de smartphones (nos EUA) – o iPhone 4 e o 3GS. Há diferentes opções de armazenamento para escolher, mas apenas dois modelos base diferentes. A companhia também comercializa o iPod Touch e o iPad, com o iOS.
Já o Android está presente em cerca de 40 smartphones disponíveis nos EUA, em todas as principais operadoras, enquanto o iPhone só pode ser comprado em duas. Até o momento, os únicos tablets significativos com sistema do Google foram o Galaxy Tab, da Samsung, e o Dell Streak 7, mas o Motorola Xoom e o HTC Flyer chegam em breve, assim como aparelhos de fabricantes como LG, Toshiba, o novo Galaxy Tab (Samsung) e muitos outros.
xoom390
Xoom chega em breve para tentar "brigar" com o iPad da Apple
Set-top Boxes
As duas companhias estão usando suas plataformas móveis para entrar no altamente questionado mercado de set-top boxes, enfrentando concorrentes como Microsoft, TiVo e Roku. A Google TV é um projeto ambicioso que combina televisão, vídeos online e a web em uma plataforma para set-top boxes e HDTVs conectadas à rede. Mas a Google TV tem enfrentado resistência de grandes redes de televisão norte-americanas, que estão insatisfeitas com a mistura multimídia da empresa.
Enquanto isso, a Apple TV baseada no iOS, é uma oferta mais, digamos, humilde do que a Google TV, ao incluir streaming da Netflix, iTunes e do computador para a Apple TV via AirPlay. A Google planeja abrir a Google TV para aplicativos de terceiros, sendo que é esperado que a “maçã” faça o mesmo com sua set-top box.
A web
As duas plataformas estão exaltando as maravilhas do formato HTML5 e os altamente funcionais web apps  trazidos pelo novo padrão. Mas elas se diferenciam em como lidam com vídeos em Adobe Flash – formato mais popular de vídeos na web. A Apple se recusa a permitir que a funcionalidade seja embutida no iOS, e está forçando para os sites adotarem vídeos H.264 amigáveis ao iOS com um “empacotaor” mp4. Enquanto isso, o Android suporta o Adobe Flash 10.1 nas versões 2.2 ou superiores de seu sistema.
Mas esse diferencial do Android ter Flash está perdendo importância. Isso porque um levantamento recente do serviço Encoding.com afirma que 78% de seus usuários agora estão codificando vídeos móveis em formatos compatíveis com o iOS.
jobs-300
Steve Jobs já chegou até a publicar uma carta aberta detonando o Flash, da Adobe
Atrativos
Há toneladas de diferentes atrativos oferecidos em ambas as plataformas. O Android, por exemplo, possui vários comandos de voz para enviar mensagens de texto, e-mail, realizar ligações telefônicas, navegação na web, abrir aplicativos e realizar buscas. Os comandos de voz nativos do iPhone incluem reprodução de música e discagem ativada por voz; mas é possível usar o app iOS da Google para realizar buscas baseadas em voz.
Os dois sistemas recentemente anunciaram planos para assinaturas diretamente nos aplicativos, permitindo que você assine seus serviços favoritos de notícias, música e vídeo ou outros fornecedores de conteúdo. O Android também oferece direções passo a passo no app Google Maps, para Android; enquanto isso, a Apple depende de aplicativos de terceiros, como Waze e MapQuest.
tabelaiosxandroidnova01.jpg
Cada companhia também está tentando entrar de vez no mundo das redes sociais, embora nenhuma delas tenha alcançado taxas de adoção próximas dos principais nomes do gênero, como Facebook e Foursquare. A gigante de buscas tem o Google Buzz para comaprtilhamento de informações, o Orkut para uma experiência parecida com o Facebook e um terceiro esforço social, o sempre comentado mas nunca lançado Google Me.
Já a Apple tem a Ping, uma rede social musical colocada dentro das versões para iOS e desktop do seu software iTunes. Mas ela não emplacou. Segundo rumores, a empresa de Steve Jobs está revisando o MobileMe para incluir recursos baseados em localização e compartilhamento de mídia.
A briga promete ser boa.
fonte:

Acesso em 21/02/2011 às 10:09

Nenhum comentário:

Postar um comentário