quarta-feira, 9 de março de 2011

NOTÍCIA - Adobe cede à Apple e cria ferramenta para converter arquivos Flash em HTML


A Adobe deu fim a uma de suas batalhas com a Apple, criando uma ferramenta para que os desenvolvedores convertam arquivos Flash (animações e vídeos) em HTML. Assim, os dispositivos da empresa de Steve Jobs (caso do iPhone e iPad) poderão visualizar os populares arquivos em Flash, incompatíveis com os produtos da Apple, caso eles tenham sido convertidos para HTML5 pelos desenvolvedores. A ferramenta chamada Wallaby, ainda em fase de testes, está disponível no site da Adobe.
Os usuários finais (donos de iPhone e iPad, por exemplo) só verão o resultado do anúncio feito na terça-feira (8) quando os criadores de conteúdo para web converterem seus arquivos em Flash para HTML5. Dessa forma, aquilo que antes ficava inacessível nos portáteis da Apple poderá ser visualizado. Sites como o YouTube (adepto ao Flash), por exemplo, já se adaptaram ao fato de os produtos da Apple não "conversarem" com os arquivos da Adobe. Assim, o site de vídeos passou a oferecer uma versão em HTML5, para que os usuários de iPad e iPhone tenham acesso a seu conteúdo.
A briga entre Apple e Adobe é antiga. A explicação dada pela Apple é que esse formato consome muitos recursos e até mesmo trava os dispositivos. Para a Adobe, essa é uma manobra que permite à Apple um certo monopólio dos aplicativos desenvolvidos para seus gadgets.
“Ele [Wallaby] permite que você reutilize e amplie o alcance do seu conteúdo para aparelhos que não rodam Flash (...). Você pode ver o resultado em um browser compatível ou em um aparelho que rode o iOS [sistema operacional da Apple]”, diz o site da Adobe, voltado a desenvolvedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário